A maioria dos veículos elétricos (EVs) usa baterias de íons de lítio para armazenar eletricidade e alimentar o veículo. As baterias de íon-lítio são amplamente utilizadas em veículos elétricos porque podem armazenar muita energia em um pacote relativamente pequeno e leve. Eles também podem manter a carga por muito tempo sem perder muita energia.
Nem todas as baterias EV são feitas de lítio. Algumas baterias EV são feitas de outros tipos de materiais, como níquel-metal hidreto ou chumbo-ácido. Esses tipos de baterias são normalmente mais baratos do que as baterias de íon-lítio, mas também são mais pesadas e têm uma densidade de energia menor, o que significa que não são tão eficientes no armazenamento de energia.
No geral, as baterias de íon-lítio são o tipo mais comum de bateria usado em veículos elétricos porque oferecem um bom equilíbrio entre desempenho e custo. No entanto, há pesquisa e desenvolvimento em andamento no campo de baterias EV, e é possível que outros tipos de baterias se tornem mais amplamente utilizados no futuro.
Extração do lítio
O lítio é um metal macio, branco prateado, altamente reativo e inflamável. É normalmente extraído de minerais ricos em lítio, como espodumênio, petalita e lepidolita, por meio de um processo chamado extração de salmoura de lítio.
O processo de extração de lítio de minerais ricos em lítio são extraídos da terra usando métodos tradicionais de mineração: mineração a céu aberto, mineração subterrânea ou uma combinação de ambas.
- Esmagamento e Moagem: Os minerais extraídos são esmagados e moídos em um pó fino.
- Concentração: Os minerais moídos são misturados com água para criar uma pasta, que é então tratada com produtos químicos para separar o lítio de outros minerais. Esse processo é chamado de concentração.
- Extração de salmoura: A solução concentrada rica em lítio, chamada salmoura, é bombeada para grandes lagoas de evaporação. À medida que a água na salmoura evapora, os compostos ricos em lítio são deixados para trás e são colhidos.
- Refino: Os compostos de lítio colhidos são então refinados para produzir lítio metálico ou compostos de lítio, como carbonato de lítio ou hidróxido de lítio.
Todo o processo pode levar vários meses ou até anos, dependendo do método específico usado e da localização do local de mineração.
O lítio também é extraído de salmouras ricas em lítio encontradas em depósitos subterrâneos, como os encontrados no Chile, Argentina e China. O processo de extração de lítio da salmoura é semelhante ao processo de extração de minerais ricos em lítio, mas geralmente leva menos tempo porque a salmoura já está concentrada. O fotógrafo alemão Tom Hegen registrou imagens aéreas dos campos de extração do metal na América do Sul, que concentra metade das reservas mundiais no Chile, Argentina e Bolívia:
No Brasil o mapa, temos o seguinte mapa de localidades ricas em Lítio:
Reciclagem de baterias
A vida útil de uma bateria de íons de lítio depende de vários fatores, incluindo o tipo de bateria, a qualidade da bateria e como ela é usada e mantida. Em geral, as baterias de íon-lítio podem durar vários anos se forem usadas e carregadas com transferência.
Existem várias empresas especializadas em reciclar ou reformar baterias de íon-lítio, e muitas dessas empresas estabeleceram programas para descartar ou reutilizar com responsabilidade baterias de íon-lítio. É importante reciclar ou renovar as baterias de íons de lítio de forma responsável para garantir que os materiais sejam manuseados com segurança e evitar o derramamento.
No site “reciclagem fácil” é possível encontrar uma lista de lugares que reciclam baterias de carros, clique aqui para ver.
Conclusões
Ainda hoje, os carros elétricos não são os mais sustentáveis, pois a produção das baterias tem alto impacto social e ambiental, em escala global. A produção de tais baterias é concentrada em países mais ricos, enquanto a extração do mineral é predatória para trabalhadores de países pobres. Além disso, em países em que a matriz energética ainda é, em partes, movida a carvão, o carro elétrico faz ainda menos sentido do ponto de vista ambiental, já que ao carregar o carro na rede elétrica geral, a pessoa esta queimando carvão – nada sustentável.
Enquanto a indústria espera melhorar a performance das baterias, as baterias existentes, tanto nos celulares e carros, já se foram e ainda serão décadas de um lixo altamente perigoso para nós e para o meio ambiente no geral.