Ter uma ideia do que fazer logo pela manhã é ótimo para se manter focado e organizado. Isso ajuda a evitar a procrastinação e a acabar as tarefas mais rápido. Quando eu não tinha muito tempo pela manhã e tinha que sair correndo pro trabalho ou pra faculdade, eu costumava ouvir um podcast específico pra me lembrar do que era importante ou escrever algumas linhas sobre o que tava passando na minha cabeça. No ano passado era assim, só correria pela manhã, então esse ano decidi me organizar melhor e ter mais tempo livre nesse horário que eu adoro. Aqui vai uma descrição da minha rotina desse ano, sempre que não tenho compromisso logo pela manhã, costumo fazer isso:
Mais importante do que acordar em um horário específico, tento priorizar dormir 8 horas, mas muitas vezes acordo por volta das 7 da manhã. Se é um dia que uso o despertador, levanto e vou até o escritório para desligar o alarme do celular. Como comentei no post de detox digital, deixo o celular em outro cômodo para evitar ficar vendo o celular deitada na cama antes de dormir ou quando acorto, e também deixo longe pra não voltar a dormir depois que desligo o alarme.
Durmo com a cortina blackout fechada, no breu, então tento explicar pro corpo que esta na hora de acordar acendendo um monte de luzes e abro um tantinho da cortina do quarto também, pra ajudar o Pedro a acordar, ele acorda um pouco depois de mim. Se expor a luzes pela manhã é importante pra suprimir a produção de melatonina pela glândula pineal, que é sensível a mudanças na intensidade da luz .
Faço xixi, lavar o rosto e passo protetor solar, raspo a língua e faço 5 minutos de nauli, que é uma das limpezas do yoga, parece o vácuo no estômago que fisiculturistas costumam fazer, é um exercício para o reto abdominal que tonifica o estômago, ajuda a melhorar a postura e aliviar dores nas costas. Outra limpeza que faço de vez enquando também é a do nariz, o jala neti, principalmente quando o tempo esta mais seco ou frio. No banheiro mesmo também me visto, costumo deixar as roupas da academia ali antes de dormir.
Vou para a cozinha me hidratar, bebo água com vinagre e sal, já comentei sobre esse hábito aqui em outro post, ele regula os eletrólitos do corpo e ajuda a estabilizar os níveis de glucose, o que ajuda a manter a fome regulada durante o dia.
A academia fica a 2 quarteirões de casa, vou andando, aproveitando a luz da manhã e observando o movimento do bairro. Lá faço um treino de pelo menos 30 minutos, liberando o cortisol importante pela manhã para aumentar o alerta e o foco. Na academia também encho a garrafinha de água, bebo mais esses 500ml e também faço uns 5-10 minutinhos de bike ouvindo música, lendo os objetivos do mês e vendo imagens relcionadas a eles.
Já em casa tomo um banho gelado, porque exposição ao frio libera dopamina e cortisol, ajuda a acordar, acalmar e relaxar, além de também fazer bem para os sistemas nervoso e imunológico.
Tomo um café e continuo tomando água, às vezes mantenho o jejum até o almoço, às vezes tomo shake de proteína, tomo vitaminas e como aveia que deixo embebida em leite (vegetal) pela noite, com frutas e talvez um pouco de melaço ou gengibre. Quero mudar esse “ritual” de tomar proteína e vitaminas para a noite, juntamente com um chá, mas à noite tenho muito sono e dificuldade de estabelecer uma rotina. Quando quebro o jejum com o almoço, tento também manter a refeição com mais proteínas e gorduras do que carboidratos, para não ter picos de insulina e nem me sentir tão cansada.
Gosto muito de começar a jornada de trabalho com foco intenso, geralmente com escrita e leitura por, no mínimo, 30 minutos sem distrações. Uso o aplicativo Forest como cronômetro, mas resentemente o P. me seu de presente um cubo-cronômetro muito legal, então tenho usado mais ele. Queria focar 4 horas por dia, mas acho que tenho feito no máximo 2h30..
No geral a rotina é essa, muitas das coisas que estão aéi aprendi com minha família ou nos retiros de yoga. Meu avô, por exemplo, costumava fazer 100 polichinelos assim que acordava, enquanto meu pai sempre recomendava tomar banho gelado e beber água pela manhã, “porque é como dar um banho por dentro do corpo”. Eles sempre foram muito ligados nesses papos de saúde e hoje até que esta em alta esse tipo de informação, recentemente o neurocientista Andrew Huberman tem popularizado ainda mais essas informações, dando mais embasametno científico, o podcast dele é ótimo.