O interessante de aprender técnicas de gerenciamento de tempo e organização de software, é poder aplicar essas otimizações para outras atividades – e ver se funciona.
No início de 2021 fiz uma reforma em um imóvel comercial e, para organizar os orçamentos, contatos, projetos, imagens de referência, notas fiscais e toda a parafernália que envolve uma obra, usei o Notion. Agora no final do mesmo ano, comecei uma outra reforma, dessa vez da minha casa mesmo e, não tive dúvidas, já montei um esquema no Notion para organizar tudo, dessa vez ainda compartilhada essa área administrativa com o meu companheiro, que também faz atualizações ali.
A página tem três momentos ou partes diferentes, que em algum momento vira uma coisa só. Primeiro são as referências e os orçamentos, os orçamentos são de dois tipos: de serviços e de produtos. Com o andamento da obra, os orçamentos separados acabam se unificando, restam apenas os prestadores que realmente realizarão os serviços e as lojas das quais realmente vou comprar os produtos.
Na parte superior da página deixo as informações mais úteis e de fácil acesso como endereço, número do registro da SABESP e da ENEL, comprovante de residência, número do protocolo para instalação do gás… Também ficam ali os documentos como a matrícula do imóvel, as plantas antigas e as novas feitas pelo arquiteto e também os projetos de marcenaria.

Para organizar as referências de móveis, eletrodomésticos, cores, e, enfim, tudo o que quero ver rapidamente em imagens, fiz uma /galeria e nas configurações defini para mostrar o conteúdo da página. Na página, a primeira coisa a colocar é a própria imagem do produto, a visualização fica assim:

Já para organizar o que foi comprado e o que ainda é preciso comprar, criei uma tabela normal e a magia aí esta mais em brincar com os filtros e “sort”. Na imagem abaixo, a tabela esta filtrada apenas nas compras que já foram concluídas e decidi por deixar na mesma tabela tanto os pagamentos de serviços quanto o de produtos, como disse, só mudo então os filtros a depender do que eu quero analisar.

A primeira coluna é
- o nome do produto, onde colocamos imagens, tamanho, links para lojas… as duas colunas seguintes são
- os preços mínimo e máximo, o que é foi bem útil quando estávamos pesquisando TUDO o que precisávamos, mas agora que já estamos comprando já preciso criar uma coluna para preço final. A coluna
- tipo é auto-explicativa, a coluna de
- forma de pagamento é interessante pra no final termos noção do quanto ainda esta sendo financiado no cartão, e a coluna de
- status coloquei o nome de quem pagou ou “a comprar”, mas como na imagem esta filtrado apenas o que foi concluído, aparece só nossos nomes mesmo.
Uma função importante dessa tabela é a de soma. Ali embaixo das colunas de preço máximo e mínimo, cliquei em Calculate e depois Sum, para o programa somar todos os valores, muito importante pra distribuir o preço entre nossos desejos nessas colunas de preço máximo e mínimo. Dava para estipular um preço maior ou menor para os diferentes produtos e ter uma noção geral de quanto daria no final. Também pra chutar um valor mais alto nos serviços, caso a obra saia mais caro do que o estipulado – o que não é muito incomum.
A ideia é manter essa página depois de terminada a reforma, mantendo a parte superior, as referências de coisinhas que ainda queremos comprar no futuro e trocando essa tabela de finanças para uma sobre as contas mensais e tal.
Um recurso que não utilizei aqui, mas usei na página da reforma do imóvel comercial que comentei no começo do post, foi a de datas. Lá listei cada parte da obra e minhas expectativas de datas para cada serviço, assim tinha uma noção melhor se o serviço estava no tempo certo, se estava atrasada e exatamente o que estava atrasando o andamento da obra. Como estou na Italia e o Pedro esta tocando mais a obra, ainda não fiz esse acompanhamento. Aqui o quadro estilo kanban que utilizei:

Ainda tem bastante coisa pra corrigir nesses quadros, aos poucos vou melhorando a estética e as funcionalidades. Essas foram as duas primeiras reformas que “fiz” na vida, tudo em um ano só e em imóveis bem antigos. O desafio de gerenciar os prestadores de serviço é bem grande por si só, então pelo menos a organização com o notion tem me dado um norte do quanto as coisas tem saído do planejado ou não. Uma outra coisa relacionada a considerar é que, em ambos os casos, são investimentos em imóveis próprios, então depois de finalizadas as obras, alugados os andares ou excluindo o aluguel que eu pagava antes, vai haver um retorno desse valor com o tempo e isso é parte de um outro planejamento dentro do escopo da independência financeira, aposentadoria e tal.